HISTÓRIA DO SHITO RYU

HISTÓRIA DO SHITO RYU

 

Kenwa Mabuni

 

O Fundador (Ryuso) do karate-do Shito-ryu, Kenwa Mabuni nasceu em 14 de Novembro de 1889 em Shuri, Okinawa.

Pertencia a 17ª geração de uns dos mais corajosos guerreiros do reino de Ryukyu - Kenio Oshiro.

Kenwa Mabuni era uma criança fraca fisicamente; no entanto, a sua família contava-lhe muitas vezes histórias acerca dos seus antepassados famosos e ele sonhava em se tornar fisicamente forte. Aos 13 anos, Kenwa foi aceito como estudante na escola do famoso mestre de karate-do Anko Itosu, que vivia em Shuri. Kenwa Mabuni treinava todos os dias, mesmo durante tufões, e no espaço de sete anos aprendeu a arte do Shuri-karate ou Shuri-te.

 

Mabuni foi um dos melhores alunos do mestre Itosu. Também foi aluno do mestre Higashionna e Miyagui do Naha-te.

Kenwa Mabuni mudou-se para o Japão para ensinar Karate-do do estilo que primeiramente chamou Itosu-Kay até que em 1937 (algumas fontes citam 1936 ) criou o estilo Shito-Ryu , que combina aspectos do Shuri-te e do Naha-te.

 
Após a sua morte, seu filho Kenei herdou o Shito-Ryu e seu aluno Ryusho Sakagami continuou o Itosu-Kai Shito-Ryu.

 

 

O Shito-ryu Karate-Do, criado por Kenwa Mabuni, combina as características do karate Shuri do Mestre Itosu e do karate Naha do Mestre Higaonna. O nome

 

Shito-ryu é formado a partir dos primeiros hieróglifos do nome destes Mestres ("Ito"- antigo hieróglifo chinês "Shi", "Higa" - antigo hieróglifo chinês To).

 
Enquanto ensinava os seus estudantes e explicava as diferenças básicas entre as escolas de Itosu e Higaonna, Kenwa Mabuni prestava a maior atenção aos Katas. Ele acreditava que os Katas, que combinavam técnicas de ataque e de defesa, eram a parte mais importante do Karate-Do, e que era necessário entender o significado de cada movimento do Kata e executá-lo corretamente.


Kenwa Mabuni foi o primeiro a introduzir o conceito do Bunkai Kumite e do Hokei Kumite, que demonstram o propósito e mostram o uso correto de cada Kata. O resultado final do treino apropriado do Kata e Kumite é a possibilidade de aplicar as técnicas de Karate-Do no Kumite livre.

A prática dos Katas também ajuda a transmitir os conhecimentos codificados no Kata para a geração seguinte. O Shito-ryu Karate-Do, ao contrário de outros estilos de Karate-Do, têm muitos mais Katas.


De acordo com Kenwa Mabuni o estudante, ignorando Kata e praticando apenas Kumite, nunca irá progredir no Karate-Do e nunca irá entender o seu significado.