KARATE SHORIN RYU

História do Karate Shorin Ryu

 

Impossível relatar sobre o Karate Shorin-Ryu ,
sem antes comentar sobre YOSHIHIDE SHINZATO.

YOSHIHIDE SHINZATO
(Estilo Shorin-Ryu) - BRASIL

Mestre Yoshihide Shinzato, 10. Dan - A GRADUAÇÃO MAIS ALTA dentro da modalidade. Ele divide a posição com apenas outros quatro karatecas no mundo.

Nasceu em 15/março/1927 em Okinawa, Japão; foi discípulo do Mestre Ambun Tokuda e com a morte deste durante a 2ª Guerra Mundial, tornou-se aluno do Mestre Choshin Chibana e depois do falecimento deste, continuou treinando com o Mestre Miyahira.
Treinou Kobu-Do com o Mestre Shikan Akamine, Masahiro Nakamoto e Katsuyoshi Kanei, recebendo a categoria de Hanshi pelo Mestre Katsuyoshi Kanei em novembro de 1993; ainda treinou JUDO com o Prof. Itokazu durante o colegial. Treinou ainda no Brasil, Goju-Ryu Karate-Do com o Mestre Shikan Akamine.

 

O Mestre Yoshihide Shinzato imigrou para o Brasil em 15 de janeiro de 1954 e ministrou aulas de Karate-Do em sua casa, para jovens da colônia japonesa. Em 25 de janeiro de 1954 fez demonstração de Karate-Do no Parque Ibirapuera, juntamente com os grupos de folclore de Okinawa e com seu irmão Yuzo, em comemoração aos 400 anos de aniversário da cidade de São Paulo. Em 03 de junho de 1962, fundou a Academia Santista de Karate-Do na Rua Brás Cubas em Santos-SP e em 1970 mudou o nome para Associação Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil. Em 1976 criou a União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e em 1992 fundou a International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation.

Seu método de aula baseia-se na filosofia do Budô, desenvolvimento esportivo e do convívio social, tendo como objetivo, criar um homem útil tanto à Sociedade como para a família. Um karate-do-ka com o corpo forte e a mente equilibrada. Sensei Shinzato possui mais de 200 academias filiadas no Brasil e Exterior.


ORIGEM DO KARATE SHORIN- RYU

 

O Grão Mestre Choshin Chibana, criador do Okinawa Shorin-Ryu Karate-Do, nasceu em 5 de junho de 1885, em Tottori-cho da Cidade de Shuri em Okinawa. Ele começou a treinar aos 13 anos com Yasutsune "Anko" Itosu em 1898, quando estava no final do curso do Okinawa Kenritsu Dai-Ichi Chu-gakko (escola secundária).

Estudou com Mestre Itosu até este falecer com a idade de 85 anos em 26 de janeiro de 1915. Cinco anos após a morte do Mestre, ele começou a ensinar. Começou a lecionar em Tottori-bori e como a sua boa reputação se espalhou ele abriu um segundo Dojo em Kumo-cho, Naha. Mas em 1929 muda-se para o Paço do Barão Nakijin na vila de Gibo (Shuri), chamando o Dojo de Tode Kenkyu Sho (Clube de Pesquisas do To-de). Em 1935 adota o nome Shorin-Ryu, que tem os mesmos caracteres chineses para ¨ Pequeno Bosque ¨ (Shaolin), e sendo também a mesma pronuncia para a palavra Kobayashi. Mestre Chibana permaneceu em Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial e quando Shuri foi destruída pelos americanos em 1945, milagrosamente escapou da morte, ficando até 1948 na Península Chinen e retornando para Giho-cho (Shuri) para reabrir sua academia.

Depois da guerra, fica até 1948 na Península Chinen e parte para reiniciar suas aulas do Shorin-Ryu em Giho-cho que é uma parte de Cidade de Shuri. Inicia um itinerário em Naha abrindo academias em Asato, Jiku, Sakayamachi, Mihara e depois em Yamagawa em Shuri. Durante o mês de fevereiro de 1954 até dezembro de 1958, ele era também o Instrutor Chefe de Karate-Do do Departamento de Policia da Cidade de Shuri . Em 5 de maio de 1956, a Federação Okinawa de Karate foi formada e ele foi designado seu primeiro presidente, cargo que ocupou por dois anos. Funda e torna-se presidente da Associação Okinawa Shorin-Ryu Karatê-dô.

 

A reputação de Mestre Chibana como um mestre de Karate continuou aumentando, não só em Okinawa mas também em todo o Japão. Em 1957 ele recebe o título de Hanshi (Grão - Mestre : 10º Dan) do Dai Nippon Butokukai (A Maior Associação de Arte Marcial do Japão) e em 1960, ele recebeu o Primeiro Prêmio de Distintos Serviços ao Esporte do Okinawa Taimussu Shinbum, por todas as suas realizações no estudo e prática do Tradicional Karatê-Do de Okinawa. Em 29 de abril de 1968, Mestre Chibana trouxe uma honra adicional para o Karatê-Do de Okinawa, sendo premiado com a 4ª Ordem do Tesouro Sagrado (Kunyonto) pelo Imperador Hirohito do Japão.

Em 1964, foi constatado que o Mestre Chibana tinha um câncer terminal da garganta. Mas devido a sua dedicação para com a arte do Okinawa Shorin-Ryu, ele continuou ensinando, embora o seu corpo começasse a debilitar com a expansão do câncer. Em 1966 ele foi admitido no Centro de Pesquisa de Câncer de Tóquio para tratamento com radiação em uma tentativa para deter a expansão da doença.

Depois de alguma melhoria, Mestre Chibana retomou o ensino do Okinawa Shorin-Ryu com o seu neto Akira Nakazato. Mestre Chibana teve mais de 5000 alunos e entre eles o Mestre Katsuya Miyahira que foi seu auxiliar e Mestre Yoshihide Shinzato (10º Dan), este considerado o mais importante Mestre fora de Okinawa, fundador da União Shorin-Ryu Karate-Do do Brasil e da International Union Shorin-Ryu Karate-Do Federation, entidade que é formada pelas mais importantes federações do estilo Shorin-Ryu do mundo todo.

Mestre Chibana falava sempre que o karate deveria ser praticado como uma arte marcial e não como um esporte, uma ginástica. Dizia: ¨" Eu penso que nós temos que evitar tratar o Karatê como um esporte, deve sempre ser uma arte marcial. Essa filosofia manteve a verdade e a pureza do Karate de Okinawa. "

No final do ano de 1968 a condição do Mestre Chibana piorou e ele retornou ao Hospital de Ohama. Apesar dos esforços dos médicos falece às 6 horas e 40 minutos da manhã de 26 de fevereiro de 1969, com a idade de 83 anos.